CPI dos Caixas Eletrônicos ouve diretora do Procon

20686521769_2e644980e4_b (2) (2)

Cláudia Silvano falou com deputados sobre prejuízos

para o consumidor com fechamento de agências

A CPI dos Caixas Eletrônicos da Assembleia Legislativa do Paraná ouviu, na manhã desta terça-feira (25), a diretora do Procon/Paraná, Cláudia Silvano. Em audiência com os deputados que compõem a comissão, Cláudia disse que os bancos não cumpriram um cronograma definido no começo do ano em uma reunião conjunta entre bancos, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o próprio Procon que tratava do fechamento de agências por conta dos roubos aos caixas eletrônicos em todo Paraná.

“Os bancos ficaram de nos informar quantos caixas haviam fechado por questões de segurança e prometeram preparar um material educativo para os correntistas informando sobre essas mudanças”, disse Cláudia. Segundo ela, passado o prazo dado na reunião, nenhuma das medidas foi colocada em prática, mas “vamos cobrá-los novamente”.

Ainda de acordo com a diretora do Procon, a falta de agências e a dificuldade dos consumidores em sacar dinheiro e pagar contas é um problema grave, principalmente no interior do estado. “O que ocorre é que poucas denúncias são formalizadas. A população reclama mais formalmente.”

COBRANÇA

O presidente da CPI, deputado Felipe Francischini (SD), aprovou a audiência com Cláudia. “Ela nos trouxe essa informação de que os bancos não cumpriram esse acordo firmado com o Procon e a Sesp. Vamos confrontar a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) sobre esses dados”, disse o deputado. Segundo ele, a população não pode ser prejudicada com o fechamento das agências. “Recebemos aqui a Secretaria de Segurança Pública que mostrou a redução dos ataques aos caixas no primeiro semestre do ano. Temos de cobrar dos bancos que façam eles também investimentos em segurança.”

Além de Francischini, participaram da reunião os deputados Guto Silva (PSC), Missionário Ricardo Arruda (PSC) e Rasca Rodrigues (PV).

Assessoria de Imprensa deputado Felipe Francischini (SD)

Email: imprensa.felipefrancischini@gmail.com

Telefone: (41) 3350-4286

Foto: Laura Ling / Alep